Dias 08 e 09 de março em SÃO PAULO

Do Diagnóstico à Ação:​ Aprenda a Usar o VB-MAPP para Desenvolver Habilidades de Forma Clara e Eficiente!

Aplicar e interpretar o protocolo VB-MAPP com confiança e precisão.
Identificar habilidades-chave e barreiras que podem impactar o desenvolvimento da criança.
Elaborar Planos de Ensino Individualizados (PEI), alinhados às necessidades específicas de cada criança.
Acompanhar o progresso das intervenções e ajustar estratégias de forma prática e eficiente.
Compreender os níveis de desenvolvimento avaliados pelo VB-MAPP e como usá-los para planejar intervenções eficazes.
Analisar tarefas e rastrear habilidades de forma clara e estruturada.
Interpretar avaliações de transição, indicando a prontidão da criança para ambientes menos estruturados.
Elaborar relatórios de avaliação completos e objetivos, que auxiliam famílias e equipes multidisciplinares.

Data do curso: 08 e 09 de março de 2025 
Sábado e domingo das 9h às 17h
Endereço: Rua Azevedo Soares, nº 1118, Sobreloja – Tatuapé

Dias
Horas
Min.
Seg.

Analistas do Comportamento e Profissionais de ABA que desejam ampliar suas habilidades de avaliação e intervenção.
Profissionais e Estudantes da Área da Saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas, interessados em práticas baseadas em evidências.
Educadores e Estudantes de Pedagogia e Psicopedagogia que trabalham com crianças neurodivergentes e querem implementar planos de ensino individualizados (PEI).
Pais e Cuidadores que desejam compreender melhor os relatórios do VB-MAPP e acompanhar o desenvolvimento das crianças com mais segurança.

Domine o Protocolo VB-MAPP e Transforme avaliações em resultados: identifique habilidades, acompanhe o progresso e garanta intervenções eficazes!

Módulo 1: Introdução ao Protocolo VB-MAPP

Neste módulo, você será introduzido ao protocolo VB-MAPP, entendendo:

  • O objetivo principal do protocolo.
  • Como ele é utilizado para mapear habilidades de comunicação e interação em crianças.
  • A importância do VB-MAPP na prática clínica e educacional.

Módulo 2: Comportamento Verbal

  • Operantes Verbais:

    • Mando (pedidos e solicitações)
    • Tato (nomeação de objetos e eventos)
    • Ecóico (repetição de sons e palavras)
    • Intraverbal (respostas a perguntas e conversas)
    • Estrutura linguística (organização da fala e frases).
  • Operantes Não Verbais:

    • Responder como ouvinte.
    • Comportamento vocal espontâneo (produção de fala sem estímulo externo imediato).

Módulo 3: Avaliação de Marcos de Desenvolvimento

Nível 1 (0 a 18 meses)
  • Mando: Como incentivar pedidos e expressões de necessidades.
  • Tato: Nomeação de objetos básicos.
  • Comportamento vocal espontâneo.
  • Habilidades de percepção visual e emparelhamento.
  • Brincar independente e comportamento social básico.
  • Imitação motora simples.
Nível 2 (18 a 30 meses)
  • Responder a comandos como ouvinte (simples e com estímulo único).
  • Desenvolvimento de habilidades de brincar social.
  • Responder por característica, função e classe (CFC).
  • Início da formação de intraverbais.
  • Habilidades de grupo e rotinas de classe.
Nível 3 (30 a 48 meses)
  • Expansão de repertórios intraverbais mais complexos.
  • Estrutura linguística mais elaborada.
  • Leitura, escrita e introdução ao conceito de matemática.

Módulo 4: Avaliação de Barreiras

  • Identificação de obstáculos ao aprendizado, como dificuldades na generalização de habilidades, resistência a demandas, comportamentos de fuga ou birra.
  • Análise de comportamentos que podem interferir no desenvolvimento.

Módulo 5: Avaliação de Transição

  • Avaliação de prontidão para ambientes menos estruturados, como salas de aula regulares.
  • Como identificar se a criança está preparada para transitar para contextos mais naturais, com maior independência.

Módulo 6: Análise de Tarefas e Rastreamento de Habilidades

  • Divisão de habilidades complexas em tarefas menores e mais acessíveis.
  • Ferramentas para rastrear o progresso de cada habilidade.
  • Como garantir que a criança avance de forma contínua e precisa em cada etapa.

Módulo 7: Elaboração do Relatório de Avaliação

  • Como transformar os resultados das avaliações em um relatório claro e objetivo.
  • Estrutura recomendada para relatórios de VB-MAPP.
  • Dicas para tornar os relatórios úteis tanto para famílias quanto para outros profissionais da equipe multidisciplinar.

Você será capacitado a aplicar e interpretar o protocolo VB-MAPP com segurança e precisão, aprendendo a identificar habilidades, barreiras e potenciais de desenvolvimento. Esta formação irá equipá-lo com ferramentas essenciais para elaborar planos individualizados que promovam avanços significativos e transformem o acompanhamento terapêutico em um processo claro e eficiente!

Lote 1

Online ao Vivo: R$ 507

Interaja com a turma e o profesor durante todo o curso 💻

12 parcelas de R$ 49,45* no cartão de crédito ou com 5% de desconto à vista por R$ 481,65

Presencial: R$ 607

12 parcelas de R$ 59,20* no cartão de crédito ou com 5% de desconto à vista por R$ 576,65

Coffee Break ☕︎ + BRINDE EXCLUSIVO 🚀

Inscrições do 1º lote até dia 10 de fevereiro ou até acabarem as vagas

Lote 2

Online ao Vivo:

Presencial:

Lote 3

Online ao Vivo:

Presencial:

Data do curso: 08 e 09 de março de 2025 
Sábado e domingo das 9h às 17h
Endereço: Rua Azevedo Soares, nº 1118, Sobreloja – Tatuapé

Raissa Lohane Barbosa Pereira CRP 06/167286

Psicóloga Clínica Infantil, especializanda em Análise do Comportamento Aplicada pela Behavior Academy (ABAEDU). Trabalha com crianças neuroatípicas desde 2018, prestando serviço em ambiente clínico, domiciliar e escolar. Possui formação em Sistema de Gerenciamento de Crises (PCM), Protocolo de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) e Intervenção Precoce no Autismo. Atende crianças na abordagem comportamental no Espaço Conviver e Aprender.

Certificado com carga horária de 50 horas

Como esse certificado pode me ajudar?

  • Acompanhar e interpretar avaliações de crianças de forma precisa, entendendo relatórios e participando ativamente do planejamento terapêutico.
  • Complementar suas horas na faculdade com um curso reconhecido e relevante para sua formação acadêmica.
  • Diferenciar e enriquecer seu currículo, destacando seu conhecimento em um dos principais protocolos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
  • Aprofundar seus conhecimentos em avaliação comportamental e planejamento de intervenção, ampliando sua prática profissional.
  • Somar pontos em provas de títulos para concursos e seleções na área educacional e de saúde.
  • Fortalecer sua candidatura em seleções de mestrado e doutorado, evidenciando seu preparo para pesquisa e prática avançada.

Sua dúvida pode estar aqui.

Não é necessário, é um curso livre de extensão.

Sim, todos os materiais discutidos e comentados em aula estarão disponíveis para download na plataforma de aulas.

O certificado será liberado na própria plataforma após a conclusão de todas as aulas.

Os nossos cursos seguem a legislação brasileira sobre cursos livres (Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97) e são válidos para diversos fins, não sendo regulados pelo MEC. Nosso certificado possui conteúdo programático no verso e é aceito em todo Brasil para horas complementares em universidades, evolução funcional, provas de títulos e melhora curricular.

Não. Somente uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu te dará este título. Mas você poderá fazer uso de todos os conhecimentos da Análise do Comportamento Aplicada incorporando-a em seu dia a dia.